Bem-vindo ao Instituto Mentis Digitalis: onde tecnologia e saúde mental
se encontram em equilíbrio
SOBRE O INSTITUTO
Como dito no início, essa ideia, que começou como uma inquietação, foi crescendo e ganhando força ao longo dos anos. De uma pergunta inicial – “Como equilibrar os benefícios da tecnologia sem negligenciar a saúde mental?” – surgiu a necessidade de ação. Cada estudo, cada conversa e cada atendimento me mostraram que o impacto da Era Digital vai muito além do que conseguimos enxergar na superfície. Era preciso mais do que apenas alertar sobre os riscos; era necessário criar caminhos reais para transformação.
Foi assim que o Instituto Mentis Digitalis deixou de ser apenas um sonho e se tornou uma realidade. Um espaço de conexão, acolhimento e educação, onde o conhecimento científico encontra a prática e onde cada pessoa pode redescobrir o equilíbrio entre o mundo virtual e o real e que, como tudo que passa pela modernidade, também seguirá em constante desenvolvimento e construção para alcançar seus grandes objetivos.

SOBRE NOSSA FUNDADORA




Luisa Sabino Cunha © Instituto Mentis Digitalis.
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução, distribuição ou uso sem autorização prévia.
Como psicóloga, sempre fui fascinada pelas complexidades do comportamento humano e pelas formas como nos adaptamos às mudanças ao nosso redor. Ávida por conhecimento, realizei três pós graduações seguidas (neuropsicologia clínica, psicologia hospitalar e orientação educacional) em áreas que atuei e pude observar de perto os impactos profundos que o ambiente externo – incluindo o digital – tem sobre o psiquismo humano.
Minha jornada clínica e acadêmica sempre foi movida por uma paixão pela saúde mental, que logo me levou a investigar temas que pareciam ainda pouco explorados.
Há mais de seis anos, decidi mergulhar profundamente no tema das dependências digitais. Não foi um caminho fácil, mas foi transformador. Durante essa jornada, saí da Iniciação Científica no Laboratório de Pesquisas em Estresse (LINPES), do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e fui buscar pela minha carreira acadêmica no mestrado em Saúde Mental em outro Laboratório, o Delete (IPUB/UFRJ), pioneiro nos estudos acadêmicos no Brasil sobre os impactos do uso de tecnologias na saúde mental, onde sigo me desenvolvendo e estando como psicóloga colaboradora. Nesse trajeto fui convidada para ser coautora dos livros "Novos Humanos 2030: Como será a humanidade convivendo com as tecnologias digitais?" (2018) e "Cuidado com a Nomofobia! Maravilhas e prejuízos na interatividade com o mundo digital" (2023).
Com o tempo, percebi que minha missão ia além do consultório. Queria que minha experiência fosse acessível para mais pessoas, em diferentes contextos – escolas, empresas, famílias. Assim nasceu o Instituto Mentis Digitalis, um espaço que reflete tudo o que acredito: que a educação digital é urgente, que a saúde mental deve ser protegida e que juntos podemos construir um futuro onde o mundo digital seja uma extensão saudável, e não uma sobrecarga.
Essa história continua com você. Seja através das palestras, dos atendimentos clínicos ou das consultorias, cada ação do Mentis Digitalis é construída com o propósito de fazer a diferença. Afinal, tecnologia é parte do futuro, mas o equilíbrio é o que nos faz realmente humanos.